sábado, 22 de março de 2014

AS MELHORES HQs DE TODOS OS TEMPOS (1 a 5)


(contando apenas arcos dos universos regulares de Marvel e DC)

(Spoilers violentos)



5 - OS VINGADORES - A QUEDA - BRIAN MICHAEL BENDIS (MARVEL)






A queda? não, Os Vingadores começam aqui.eu entendo que a equipe tenha fãs da era de ouro eu não sou um deles mas respeito (por isso gosto da sessão de nostalgia no final da saga e o surgimento de todos os fantasmas dela de uma só vez, Ultron, o alcolismo de Tony Stark, o casamento do casal Pym, etc), a partir daqui Os Vingadores tomaram a frente dos acontecimentos do universo Marvel (não que tenham se tornado os melhores, não é sobre isso), é o que se espera dos chamados maiores heróis da terra e aliado aos acontecimentos do dia M trouxe uma nova fase a própria editora, adulta, controversa e sempre em mudança (até eles quase ferrarem a imagem da equipe em AvsX, mas isso é outra história).é inegável as possibilidades que A Queda proporcionou, sim é o fim de uma era.e graças a deus.




4 - COMPLEXO DE MESSIAS - ED BRUBAKER, CRAIG YOST, ENTRE OUTROS (MARVEL)


















Um divisor de águas.sou um fã da fase dos X-men pós-Dia M, e principalmente do Ciclope pós-grant Morrison.vemos, talvez o momento mais importante de uma raça, ele finalmente agindo como o líder que eu sempre quis ver e fazendo o que era preciso.inclusive ele não é o único, Bishop e cable, dois viajantes do tempo fazendo de tudo pra defender o futuro mas de lados opostos, estranho como isso nunca tinha acontecido antes.com Sinistro e seus carrascos de um lado e os purificadores do outro, representando bem a luta diária da equipe contra mutantes cruéis e humanos preconceituosos, com um viés mais sombrio do que nunca.

3 - CRISE FINAL - GRANT MORRISON (DC)















é uma saga confusa? sim. ruim por isso? nunca.Grant é meio maluco, todo mundo sabe, e se alguém ia pra montar a primeira super saga livre de ficar dando explicações, cheio de elementos misturados, religiosos, apocalipticos, criticas ao totalitarismo e ao coletivismo, onde juramentos são quebrados, mortes são desfeitas e divindades são questionadas, esse alguém seria ele.é a saga derradeira dos heróis, em que eles salvam o mundo ao contrário de toda a expectativa (pois é de fato, o fim do mundo), encerra com dignidade o ciclo de "crises" da DC com algo que não pode ser superado.


2 - DINASTIA M - BRIAN MICHAEL BENDIS (Marvel)













o que eu acho que é mais ferrado nessa história é que o vilão são as circunstâncias.heróis virarem vilões não é uma novidade mas nesse caso Wanda não é uma vilã.são reflexos de uma mente perturbada, cheia de perdas, culpas, traumas e que tem poder demais, mas que em seu último resquício de sanidade tenta dar a seus colegas a vida que eles queriam (afinal, querer um final feliz não é a essência de ser um herói?).o retrato de uma família destruída, quase uma tragédia grega, o pai que sempre se colocou num pedestal de salvador da raça mutante e o singelo amor fraternal entre irmãos atingem proporções maiores do que as conexões da realidade.um retrato de como a realidade é imperfeita e de como ela pode facilmente se quebrar.

1 - GUERRA CIVIL - MARK MILLAR, BRIAN MICHAEL BENDIS (MARVEL)






tem coisa mais clichê que colocar herói com herói pra quebrar o pau? no fim todo mundo se une e salva o mundo, mas Guerra Civil tem um diferencial fundamental, foi a primeira vez na história, que os heróis divergiram sobre a melhor maneira de salvar o mundo. e eu só me perguntava, como isso nunca aconteceu antes? nós amamos os heróis mas sabemos que o ego faz parte de cada um deles, e chegar ao ponto de uma guerra civil pra não dar o braço a torcer não é algo impossível de acreditar.time Homem de ferro, se você precisa de habilitação pra dirigir porque não uma para ser herói? com treinamento qualificado e apoio do governo federal? time capitão américa, e onde fica a liberdade civil dos super-humanos? o governo é mesmo qualificado pra deter esse tipo de controle? escolham seus lados! muita porrada, muito debate, muitas decisões questionáveis, muitos momentos marcantes e só uma certeza: quando o Hulk voltar, tá todo mundo fudido.



ficou faltando alguma? Crise de identidade? Reinado Sombrio? A Piada Mortal? algum demente que prefere Crise nas infinitas terras? comentem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário